Festival celebra a Cultura Coreana em São Paulo

Entre os dias 9 e 11 de agosto, a Praça Coronel Fernando Prestes, no Bom Retiro, em São Paulo vai ser o palco do 13º Festival da Cultura Coreana.  

Por Camargo Filho*

Promovido pela comunidade coreana, o evento, com entrada franca, terá uma programação intensa com diversas atrações para divulgar a cultura coreana e fortalecer o elo entre a Coreia do Sul e o Brasil.

Durante os três dias, as pessoas terão a oportunidade de conhecer um pouco da culinária, artesanato, vestuário, danças típicas e costumes desse país que hoje é a 13ª maior economia do mundo e está classificado como um dos países mais desenvolvidos pelas Nações Unidas, pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional.

 

A programação do Festival inclui ainda concurso de K-Pop, apresentação de coral e dança, exposições de artes plásticas, cerâmica, moda, artesanato, workshops de caligrafia coreana (hangul), gastronomia e outras atividades que retratam a cultura desse país da Ásia Oriental.

Música e cultura também estão na grade de programação. O Samul Nori está entre as atrações. Trata-se de um tradicional gênero da música da Coreia executado com quatro instrumentos musicais tradicionais: Kwaenggwari (um pequeno gongo), Jing (um gongo intermediário), Janggu (uma forma de ampulheta tambor) e Buk (um tambor barril semelhante ao bumbo).

Os instrumentos tradicionais coreanos são chamados pungmul.

Apresentações de Taekwondo também poderão ser vistas pelos visitantes. A arte marcial coreana que o Brasil bem conhece é hoje um esporte reconhecido mundialmente.

Outra curiosidade que deve chamar a atenção dos visitantes é o K-Pop Festival, com apresentação de bandas vindas da Coreia especialmente para a ocasião.

Serviço

 13º FESTIVAL DA CULTURA COREANA
Dias 9, 10 e 11 de agosto
Horário: das 11h às 21h
Local: Praça Coronel Fernando Prestes – Bairro Bom Retiro – São Paulo
Entrada franca

 

*Camargo Filho é Jornalista, Piloto de Avião e Cozinheiro Alquimista. Durante suas andanças, por este mundão de Deus, descobre lugares e pessoas. Depois conta tudo por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.