Spaghettoni alla Puttanesca, receita e curiosidades sobre o molho

Simples de fazer, a receita conta com ingredientes em conserva. Aprenda também como harmonizar o prato com vinhos.

Por Camargo Filho*

Cada detalhe faz diferença durante o preparo de uma receita. Selecionar o melhor tipo de massa e ingredientes de qualidade é fundamental.

Por isso, a Adria brinda nossos leitores com esta delícia: Spaghettoni alla Puttanesca, um prato típico da Itália, cujo preparo surpreende pela facilidade.

Para você impressionar no menu utilize o Spaghettoni, novidade da linha Adria Grano Duro.

Com corte um pouco mais grosso que o Spaghetti tradicional, o Spaghettoni é ideal para molhos mais encorpados, como o Puttanesca, que, além de tomates frescos, leva aliches (ou anchovas), alcaparras em conserva, azeite de oliva e azeitonas pretas.

O Spaghettoni se destaca por ser feito com trigo especial, importado de regiões de clima mais frio. É por isso que os cortes da linha Adria Grano Duro proporcionam uma experiência diferenciada, garantindo resultado al dente e sabor irresistível.


O molho

Original de Nápoles, mas muito popular em Roma, o molho Puttanesca teria sido criado por uma prostituta. No fim do expediente, muito faminta, ela teria cozinhado a massa e adicionado os ingredientes que tinha na cozinha. Daí, nasceu esta obra prima, de fácil preparo, mas cheia de sabor.


Harmonização

Para deixar a experiência ainda melhor, harmonize a massa com vinhos brancos frescos, com um toque mineral, como o Frascatti, originário da cidade homônima, perto de Roma.

Produzido com uvas autóctones, como Malvasia del Lasio e Trebbiano, o Frascatti é leve e fresco, harmonizando bem com este prato, que tem um toque salgado devido à presença das alcaparras, do aliche e das azeitonas.

Sirva o vinho bem gelado.


Agora, coloque a mão na massa e bom apetite!


Spaghettoni alla Puttanesca

Ingredientes:

500 g de Spaghettoni Adria Grano Duro
4 tomates picados sem pele ou 1 lata de tomate pelado
3 dentes de alho amassados
1/2 xícaras de chá de azeitonas pretas picadas
40 g de filés de aliche ou anchova em conserva
1/2 xícara de chá de salsinha picada
1/2 unidade de pimenta vermelha picada sem sementes
1/4 xícara de chá de azeite de oliva
1 colher de sobremesa de alcaparras em conserva

Modo de Preparo:

– Cozinhe o Spaghettoni Adria Grano Duro em água fervente, conforme as instruções da embalagem, até ficar al dente;
– Refogue o alho, a pimenta e o aliche no azeite até o pescado praticamente derreter;
– Acrescente as azeitonas pretas e refogue por 1 minuto;
– Acrescente os tomates e 1/2 xícara (chá) de água e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo brando. Se usar tomate pelado em lata, não há necessidade de acrescentar água. Neste caso, bastará cozinhar o molho por 3 minutos;
– Em uma travessa, despeje o molho por cimada massa e acrescente as alcaparras e a salsinha picada ou outra erva fresca, como tomilho.


*Adria – De origem italiana e 70 anos de história, a  marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco, é especialista no assunto. 

*Camargo Filho é jornalista, piloto de avião e um cozinheiro alquímico. Durante suas andanças conhece lugares e pessoas, visita cozinhas e depois conta tudo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.